domingo, 31 de janeiro de 2010

OFEREÇA O SEU MELHOR AO ÚNICO QUE É DIGNO DE RECEBER

"Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor? Então, os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães dos milhares e das centenas, e até os capitães da obra do rei voluntariamente contribuíram e deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de outro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro. E os que se acharam com pedra preciosa as deram para o tesouro da Casa do Senhor, na mão de Jeiel, o gersonita. E o povo se alegrou e deram voluntariamente; porque, com o coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria. (...) Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos e louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos." 1Crônicas 29:5-9, 13-14.

A passagem bíblica acima narra o momento em que ofertas de Davi, dos príncipes e do povo foram entregues para a construção de um templo. Essa passagem me remeteu a um momento que sempre fez parte da programação dos encontros nas igrejas (quer seja nos cultos da igreja evangélica ou nas missas da igreja católica): o momento de entregar dízimos e ofertas.

Esse assunto é considerado um tabu para muitas pessoas, ou seja, é um assunto chato, que geralmente causa discussões, e as pessoas preferem evitá-lo. Isso se deve a corrupção do homem, pois muitos já ouviram falar de homens, líderes de igrejas, que se aproveitavam das ofertas e dízimos para seus próprios fins e interesses, e não para a obra de Deus.

Tantos escândalos e mentiras foram descobertos ao longo da história que hoje em dia é difícil confiar em alguém. Muitas pessoas até frequentam a igreja, mas não contribuem com dinheiro pois não confiam no líder, não tem paz no seu coração pois acreditam que o dinheiro não será aplicado honestamente.

A passagem acima mostra uma situação oposta a que vemos nos dias de hoje. Davi, contribuindo com o seu melhor para a construção do templo, fez um apelo ao povo para que ofertasse, mas que o fizesse com ousadia, dando o seu melhor, e com alegria em seu coração. Para sua surpresa, as pessoas, incluindo os príncipes, contribuíram com generosidade inigualável, e até pedras preciosas foram entregues como oferta.

Diante disto, Davi louva e glorifica a Deus, pois tudo vem dele. Acredito, irmãos e irmãs, que esta é a parte mais importante do versículo. É natural que o homem se preocupe com o dinheiro colocado no altar. Depois de tanto trabalho honesto seria terrível saber que o dinheiro, entregue para a obra de Deus, está sendo empregado de maneira incorreta. Mas afinal, de quem é o dinheiro? Se não fosse a graça de Deus para nos abençoar, proteger, para dar forças, saúde, para abrir a porta de emprego, esse dinheiro não estaria em nossas mãos.

O Senhor é único digno de receber a honra e a glória. Dele, por ele e para ele são todas as coisas. Não deixe que a corrupção do homem te impeça de cumprir este mandamento de Deus. Entregue o dízimo. Em vão servirá ter 100% do seu salário se você não os abençoa. As pessoas acham um absurdo entregar 10% do que ganham à igreja, mas elas não sabem que não é à igreja que você está entregando. O dízimo pertence a Deus. O líder da congregação pode usar o dinheiro de maneira errada, mas ele prestará contas com o Senhor. E você? Está em dívida com Deus? 

O Senhor tudo vê e tudo sabe. Não aconselho você a dizimar e ofertar já esperando algo em troca, ou por medo de ser castigado. Oriento você a fazê-lo com alegria em seu coração, tendo a certeza de que aquele dinheiro não te pertence. Oriento você a fazê-lo como uma forma de agradecimento a Deus pelo seu sustento, pela provisão que ele te dá! Deus não quer dinheiro, ele é o dono do outro e da prata, isso é bem verdade. Mas Deus se importa com as suas atitudes e com o que está em seu coração. Por isso Davi se alegrou, ele viu ali um gesto de generosidade e adoração a Deus.

Seja você também um verdadeiro adorador! Entregue o dízimo, oferte na casa do Senhor, pois certamente, em tudo você será abençoado (buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas)!

Um comentário:

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...