terça-feira, 26 de janeiro de 2010

NÃO SE DESVIE DO SEU PROPÓSITO

"E disse o rei Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real, e dos nobres, jovens em quem não houvesse defeito algum, formosos de aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para viver no palácio do rei, a fim de que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus. E o rei lhes determinou a ração de cada dia, da porção do manjar do rei e do vinho que ele bebia, e que assim fossem criados por três anos, para que no fim deles pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. (...) E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. (...)Então, disse Daniel ao dispenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que  se nos dêem legumes a comer e água a beber. Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a aparência dos jovens que comem o manjar do rei, e, conforme vires, te hajas com teus servos. E ele conveio nisso e os experimentou dez dias. E, ao fim dos dez dias, pareceram os seus semblantes melhores; eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam porção do manjar do rei. Desta sorte, o dispenseiro tirou a porção do manjar deles e o vinho que deveriam beber e lhes dava legumes." Daniel 1:3-7; 8-9; 11-16.

Esta passagem bíblica não serve apenas como um bom guia alimentar, apesar de que é bem verdade que ela atende a este propósito! Daniel provavelmente não havia lido, naquela época, nenhum livro ou revista falando sobre nutrição. Esta ciência, na verdade, sequer existia! Mas mesmo assim ele possuía sabedoria e intimidade com Deus o suficiente para se incomodar com aquele alimento que lhe era oferecido, e para compreender que o manjar do rei, apesar de saboroso, era pobre em valor nutricional. Portanto, Daniel se recusou a comer o manjar e o vinho do rei, optando por uma alimentação mais balanceada, composta por verduras e legumes.

Você deve estar se perguntando: Ok. Mas qual o sentido de meditar sobre isto? Que grande ensinamento posso tirar desta passagem, a não ser o que já se sabe sobre alimentação saudável? Irmãs e irmãos, a bíblia não deve ser lida com os olhos, mas sim com o coração. Esta passagem nos ensina muito a respeito da nossa  caminhada como cristãos. A Daniel, não era oferecido nada demais. O rei não estava o propondo que Daniel pecasse, que mentisse, que matasse ou roubasse. Ele estava oferencendo um manjar de alta qualidade, o mesmo alimento que comia, acreditando que isso faria aqueles jovens mais fortes. Porém Daniel, astutamente, percebeu que por trás daquele formidável manjar havia uma cilada. Ele sabia que aquela comida não poderia torná-los mais fortes e assim preferiu os legumes. Ele sabia o que realmente o alimentaria e o daria forças.

Fazendo uma analogia, posso dizer que o cristão é constantemente testado neste sentido. O mundo oferece manjares a todo o instante! Manjares para todos os sentidos. Estamos rodeados por ofertas de prazer, satisfação e diversão. Não falo apenas da comida, mas quantos recebem ligações de amigos, convidando para uma noite divertida, uma bebedeira, uma festa dançante com mulheres e rapazes dispostos a um relacionamento sem compromisso, enfim, muitas oportunidades de sentir prazer nos são oferecidas e a própria sociedade te diz: vai! que mal há nisso? você vai viver enclausurado? você é um alienado agora?

Mas acredite, maior do que a quantidade de convites e relatos de que "a noite foi boa" é a quantidade de relatos de insatisfação, desilusão, traição, sofrimento, depressão e dor. Não estou falando de pessoas que frequentam igrejas e vêm com aquele conhecido discurso de que Deus mudou minha vida (apesar de que essa é uma experiência vivenciada por todo aquele que se entrega à vontade de Deus).  Estou falando de pessoas em geral. Quantas vezes você já ouviu alguém dizendo que se sente vazio, insatisfeito? Quantas pessoas dizem que depois do "barato" da bebida ou das drogas vem a tristeza, a depressão? Quantas pessoas desperdiçam seu tempo em busca de um amor, ou na busca de momentos na companhia de uma mulher ou homem, se relacionam com 2, 3, 10, 20! E no final concluem: "na verdade, eu não amo nem sou amado por ninguém, eu estou sozinho"???

Hoje eu tenho algo para te dizer. Deus tem um propósito na sua vida! Ele tem um propósito especial para cada um de nós. E o inimigo sabe disso. Satanás coloca seus demônios de plantão de dia e de noite para te desviar do seu propósito. Ele não quer ver os planos de Deus se cumprindo na sua vida. Ele quer que você pense que não há essa "baboseira" de mundo espiritual, que tudo isso é fantasia. Ele quer que você "aproveite tudo de bom" que a vida tem a oferecer. Quer que você esqueça o amanhã e hoje mesmo faça tudo que tem direito, se embriague, tenha paixões, viva perigosamente, Carpe Diem (aproveite o dia!). Mas afinal de contas, será que ele é que não está querendo que você seja alienado?

Busque a verdade. A palavra de Deus diz "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Existe um mundo espiritual, sobrenatural, aonde batalhas são travadas diariamente. Enquanto você "aproveita a vida", o inimigo vai te usando, te escravizando, até que chegue o ponto em que você está tão distante de Deus que Satanás te destrói. Pode ser por meio de uma doença, de um vício, pode ser por meio da miséria, ou da depressão.

Não prove o manjar de Satanás! Acredite, ele está disposto a te oferecer um manjar delicioso, mas você só vai se sentir forte, alimentado e bem nutrido com o alimento que Deus te oferece! O Espírito Santo de Deus quer viver em você, quer te alimentar! Jesus falou para uma mulher, em Samaria "Te darei água e nunca mais sentirás sede". Isso não é formidável?

O amor de Deus é o alimento e água que você precisa. Se mantenha firme no seu propósito, se prostre aos pés do Senhor e peça: Jesus, me alimenta! E você será forte, saudável e não sentirá um pingo de vontade de provar das ciladas do inimigo. Creia, Deus é fiel!

Um comentário:

  1. Paz do Senhor serva,muito bom e abençoado seu texto.Não li todos mas brevemente o farei.Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...