sábado, 23 de janeiro de 2010

A VERDADEIRA RIQUEZA

"Eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos como outros homens. Pelo o que a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de um adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura; superabundam as imaginações do seu coração. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente. Erguem sua boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra. Pelo o que o seu povo volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem. E dizem: Como o sabe Deus? Ou: Há conhecimento no Altíssimo? Eis que estes são ímpios; e,  todavia, estão sempre em segurança, e se lhes aumentam as riquezas. (...) Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado; até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles. Certamente, tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos em terrores. Como faz com um sonho o que acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles. (...) Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti. Mas, para mim, bom é aproximar-se de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras."  Salmos 73:3-11, 16-20, 27-28.

Na passagem bíblica acima, o salmista (não se sabe se foi Davi ou Asafe, encarregado por Davi para fazer uma canção) expõe uma constatação a respeito de algo que muito lhe afligia. Ele estava indignado, angustiado e confuso, porque via os homens honestos, que buscavam a Deus, que buscavam uma vida de retidão (sem pecado), sofrendo, trabalhando e não tendo resultados positivos, muitas vezes sendo perseguidos e alimentando-se com dificuldade. Aos ímpios, por outro lado, não lhes faltava nada! Eram bem nutridos, suas riquezas se multiplicavam, eram bem recebidos aonde iam e, até na falta de água, se expremia ao máximo para lhes dar o que beber.

Diante disto seu coração se perturbava e ele questionava: onde está Deus? será que ele não vê estas coisas?  Para ele, parecia injusto os ímpios viverem em meio a tanto conforto, e os que criam em Deus viverem em meio a tanto sofrimento.

Foi quando ele entrou no santuário e tudo foi esclarecido. Oh Deus maravilhoso! É assim mesmo que ele faz amigos! Ter dúvidas, vacilos, indagações é bom! Deus nos deu o dom de pensar, ele não quer que sejamos pessoas alienadas e não-questionadoras. E ele responde às nossa indagações, desde que elas tenham um sentido (questionar por questionar, só para ser do contra, não faz com que vc. seja digno de ser respondido. É preciso ter coração e mente abertos para compreender a verdade). Deus sempre olha para o nosso coração, para o que está no interior, e não no exterior.

E é por isso que a riqueza dos ímpios não é uma riqueza verdadeira. Pense comigo, quantas vezes você já ouviu falar de pessoas que tinham muitas posses, carros importados, moradas luxuosas, dinheiro de sobra pra o que quiser, e não eram felizes? Quantas vezes vc. testemunhou a queda destas pessoas através de vícios, perdendo tudo em jogos, comprando compulsivamente, usando drogas ou gastando com farras e mulheres até a sua falência? Quantas destas pessoas sofrem numa prisão interna, marcada pela depressão, pela dor psicológica, porque nunca se sentiam completos, muitos sucumbindo chegando ao ponto de tentar o suicídio?

A riqueza verdadeira, irmãos, não a que está exposta, não é a que os olhos vêem. Um escritor muito famoso escreveu a seguinte frase: "O essencial é invisível aos olhos". Foi isso que o salmista constatou. Não se iluda achando que o dinheiro traz felicidade, ou que riquezas fazem você se sentir completo. Normalmente, quanto mais se tem, mais se perde. A satisfação pessoal não vem de coisas materiais, pois tudo isto é perecível, é matéria morta! Tudo se acaba.

Existem pessoas rodeadas de companhia, mas que não tem sequer 1 amigo verdadeiro, com quem possa contar na pobreza, ou na doença. Tem pessoas que já viveram vários romances, mas não conhecem o amor verdadeiro e sincero, que nada espera em troca. Tem pessoas que investem todas as riquezas tentando saciar um vazio interior, e nunca conseguem isto. Esta é a desolação dos ímpios, a qual o salmista se refere. Esta é a escuridão disfarçada em que vivem.

A riqueza real é invisível aos olhos. Se você sente um vazio em seu coração, uma desolação, busque a Deus. Só ele pode preencher este vazio, só ele pode te oferecer gratuitamente um amor verdadeiro e sincero, que nada espera em troca. Ele está disposto a te perdoar, independente dos erros que você tenha cometido. E quando vc. se dispõe a segui-lo, ele é fiel, generoso, e cuidadoso como um pai. Você vai preferir ser pobre, até morar numa favela, mas ter a paz e a alegria de Deus em seu coração, do que ser rico sem a presença Dele.

Creiam, a alegria de Deus é sólida, durável, inabalável e até paradoxal! Não estou fantasiando. Já vi pessoas que vivem com o mínimo para sua sobrevivência, experimentarem toda plenitude de alegria e satisfação. Já vi pessoas que a sociedade chama de pobre, ignorante, miserável, feio, sendo chamadas, pelo próprio Deus, de preciosos, lindos, amados, príncipes, em momentos nos quais o espírito de Deus se manifesta (sim! o Espírito Santo fala e se manifesta!).

Deus tenha muitas riquezas para você! E são riquezas reais e duráveis, não materiais e perecíveis. Não há riqueza maior do que poder descansar em paz, sabendo que o amanhã será de vitória, pois o próprio Deus se encarregará do que for preciso! Não riqueza maior do que a vida eterna, alcançada por aqueles que aceitam a Jesus como seu salvador! Ele está batendo à porta do seu coração. Cabe a você recebê-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...