domingo, 17 de janeiro de 2010

O QUE VOCÊ FARIA?

"E, estando Pedro embaixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote; e, vendo a Pedro, que estava se aquentando, olhou para ele e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno. Mas ele negou-o dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou. E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali estavam: Este é um dos tais. Mas ele o negou outra vez. E, pouco depois, os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente, tu és um deles, porque és também galileu. E ele começou a imprecar e jurar: Não conheço esse homem de quem falais. E o galo cantou segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negará tu. E, retirando-se dali, chorou." Marcos 14:66-72. 
A passagem bíblica de hoje trata de um momento muito difícil e sofrido, e também fala do cumprimento de uma profecia. Pedro, um dos discípulos mais próximos de Jesus, que o admirava profundamente, vivenciou o cumprir de uma promessa na qual seu coração se recusava a crer: ele negaria ao mestre, três vezes. Quando Jesus falou a Pedro acerca desta profecia houve revolta, negação, angústia, pois seu coração certamente o dizia que isto era impossível. A devoção de Pedro ao seu mestre era tamanha que, para ele, era impossível que tal atitude se concretizasse.

Pedro não aceitava a morte de Jesus e em vários momentos na bíblia são narrados fatos que demonstram a lealdade e a coragem de Pedro para seguir seu mestre. Ele tinha, de fato, vários atributos que o caracterizavam como um discípulo de Jesus. Talvez, por isso, a criada afirmava com tanta veemência que ele era "um dos tais". Mas apesar do seu coração ter bondade e disposição para entregar até a própria vida pelo mestre, havia uma profecia a se cumprir. E o lado humano de Pedro falou naquela noite: ele sentiu medo, e negou a Jesus três vezes.

Imediatamente ele constatou que a profecia tinha se cumprido e caiu em lágrimas. Lembro-me de ter assistido  em filmes e lido em livros acerca de um gesto muito emocionante de Jesus, durante o acontecido. Enquanto Jesus era levado, debaixo de açoites e muita violência, houve um momento em que ele olhou para Pedro, e viu que este chorava. E neste momento, Jesus mais uma vez mostra seu amor incondicional e sobrehumano: ele lança um olhar piedoso para Pedro, e sente a dor de seu discípulo, se compadecendo dele. Mesmo sentindo dores terríveis, sendo torturado, sofrendo por ter sido negado, ele olha para seu discípulo e sente pena! Só o Pai pode nos amar assim irmãos! Não há amor que se compare ao Dele!

A palavra de Deus é tão preciosa que não importa quantas vezes você a tenha lido ou meditado, sempre há algo novo a ser despertado na sua mente e no seu coração. Quando meditei nesta manhã, sobre a palavra, me veio a mente algo novo! Louvado seja o nome do Senhor!

Recentemente eu assisti a um DVD que tratava de um testemunho impactante: um homem que foi ressuscitado dos mortos, durante uma campanha evangelística. Era um pastor africano, ferido mortalmente em um acidente de carro. O mesmo, foi dado como morto, e passou três dias em um necrotério. A esposa, que tinha uma fé imensa e não aceitava o fato, levou o corpo a uma campanha evangelística, e ali o marido foi trazido de volta à vida. Havia propósito nisto: o próprio homem narra que, enquanto estava morto na terra, seu espírito foi levado aos céus e, em seguida, ao inferno. E no inferno ele viu que havia um homem que, desesperadamente, pedia que ele contasse a seus irmãos a respeito disso: se arrependam e aceitem a Jesus como seu salvador, para que não tenham o mesmo fim que eu tive, e não percam a vida eterna.

Volto então ao título da postagem de hoje: E você? o que faria no lugar de Pedro? A tendência natural de todos nós seria certamente a mesma: negar a Jesus. A perseguição e a morte por tortura era iminente para Pedro, e isso o fez recuar. Um esforço sobrehumano é necessário para permanecer até a morte afirmando suas convicções. Mas hoje, estamos em uma situação muito diferente. O Pai é tão misericordioso que hoje, particularmente aqui no Brasil, vivemos em uma situação extremamente confortável: temos a liberdade de decidir que religião vamos seguir, de escolher nossa próprias crenças, sem perseguição. Além disso, muitos já tiveram acesso à verdade, à palavra de Deus. Seja num culto, seja através de um programa de tv ou rádio, talvez, muitos de vocês já tenham sido convidados mais de uma vez a aceitar a Jesus. E até um homem foi morto e ressuscitado dos mortos para nos alertar de que existe a vida eterna e o sofrimento eterno após da morte, e que nós podemos optar.

Precisamos de algo mais? Creio que não. Muitas chances já nos foram dadas. Muitas oportunidades de se arrepender e de aceitar a Jesus já nos foram apresentadas. A oferta de uma vida eterna nunca foi tantas vezes divulgada e ofertada! E você? Continuará negando a Jesus? Pedro chorou, e sua atitude até tinha justificativa: ele seria morto se dissesse que conhecia a Jesus. Mas e quanto a nós? Quais os nossos motivos para negar ao Cristo como Senhor e salvador de nossas almas? Para mim, nenhum motivo é forte o bastante para isso.

Desde que aceitei a Jesus, tenho vivenciado experiências sobrenaturais e fantásticas, e nunca antes experimentei tanta alegria, satisfação pessoal e paz! Te convido a fazer o mesmo, mas se para você, ainda há um motivo forte para negar a Cristo, ore! Nada é impossível para Ele! Peça uma ajuda, um milagre. Já li testemunho de uma muçulmana que aceitou a Cristo e hoje é uma crente em segredo, pois o próprio esposo a mataria se soubesse disso. Arrisque-se a passar por cima de convenções familiares, culturais ou do seu próprio orgulho pois, se em seu coração, há este desejo de aceitar ao Senhor, esta é a hora! Não há preço alto demais para que você alcance a vida eterna!

Que Deus abençoe a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...