sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DEUS É SOBERANO

"Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora, e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém ou se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei. E ainda que digam: Vive o Senhor, decerto falsamente juram. Ah! Senhor, não atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a correção; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; não quiseram voltar. Eu, porém, disse: Deveras, estes são uns pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus. (...) Como, vendo isto, te perdoaria? Teus filhos me deixam a mim e juram pelos que não são deuses; depois de os eu ter fartado, adulteraram e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos; como cavalos bem fartos, levantam-se pela manhã, rinchando cada um à mulher do seu companheiro. Deixaria eu de castigar estas coisas, diz o Senhor, ou não se vingaria a minha alma de uma nação como esta? (...) Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; e que fareis no fim disso?" Jeremias 5:1-4;7-9;30-31.

Ao ler a passagem de hoje, prontamente entendi a mensagem principal. Imediatamente, na minha mente, eu vi o que o afligia o profeta Jeremias, e senti, em meu coração, um peso similar ao que este homem de Deus certamente sentiu, pois há povos sofrendo o que aquele povo sofreu, inclusive aqui mesmo, no Brasil.

Glórias a Deus pelo entendimento que ele me deu nesta manhã! Os versículos de hoje podem responder a uma dúvida que assola a cabeça de muitos homens, e que certamente está, agora mesmo, na mente de quase todas as pessoas do mundo, que têm acesso às notícias internacionais e viram a recente tragédia no Haiti: um terremoto atingiu 7 graus na escala Ritchter e estima-se que haja de 45.000 a 50.000 mortos, e 3 milhões de feridos ou desabrigados. É provável que muitos estejam se perguntando: Deus! Por que tu permitiu o acontecimento destas coisas?

O profeta Jeremias foi incubido de uma difícil missão: alertar ao povo em Jerusalém a respeito de uma urgente necessidade de mudar e de se prostrar diante de Deus. Ele não foi enviado para profetizar promessas de vitórias ou mensagens encorajadoras, como as que lemos nas postagens anteriores, mas para dar "um puxão de orelha" no povo, ou melhor, mais do que isso! A situação estava em tal nível que a destruição era iminente! O povo estava tão distante de Deus que não se achava sequer 1 homem honesto. O adultério, a idolatria e outras formas de pecado enchiam as ruas da cidade. Desta forma, Jeremias foi enviado para alertar a população a respeito de uma invasão que se aproximava, para avisar que o preço do pecado seria pago, e que uma outra nação dominaria aquela.

Uma analogia pode ser traçada com a triste situação vivida agora pelo povo do Haiti. Me interessei em investigar este povo e descobri o seguinte: "Apesar do catolicismo ser a religião do estado, 75% da população do país pratica o voodooismo (mistura do espiritismo africano e bruxaria), o qual atinge a todas as classes da sociedade. Em 1791, Haiti foi dedicado a Satanás. A Associação Nacional dos Praticantes do Vodu tem feito todos os esforços para intimidar os crentes, principalmente aqueles que pregam contra tal engano".*
Será que este terremoto ocorreu ao acaso? Foi um infortúnio do destino? Um acidente natural aleatório?

No início do texto me referi ao Brasil. O fez com que eu identificasse alguma semelhança entre nosso país e aquela população de Judá foi o seguinte: no primeiro dia do ano de 2010, uma tragédia ocorreu em Angra dos Reis. Um deslizamento de terra provocou cerca de 70 mortes e deixou milhares desabrigados, e estudos têm revelado que o acidente foi provocado pela força das chuvas associado a ocupações irregulares do solo.

Só que dentre as tristes histórias e depoimentos que eu li, em revistas, de pessoas que sobreviveram ou presenciaram a tragédia, um em especial me chamou a atenção: "O pastor Alex Sandro, de 36 anos, tinha o olhar perdido no meio da lama seca que invadiu a única igreja evangélica de Praia Vermelha, em Angra dos Reis. Sua igreja resistiu aos temporais e deslizamentos na encosta na noite de Ano-Novo. O prédio segurou o impacto e permaneceu de pé, represando toneladas de terra que atingiriam as casas de três família logo abaixo. A igreja estava vazia, ao contrário dos últimos anos. Já se tornara tradição a festa de Réveillon preparada pelos fiéis, mas a chuva forte foi um sinal, e o pastor decidiu cancelar a confraternização. Para Alex Sandro, foi um milagre!"** E você? Acha que foi um milagre o que o pastor Alex testemunhou? ou mais um golpe de sorte do acaso, uma coincidência?

Algumas pessoas podem pensar diante disto: Então é isso? Deus é vingativo? É mal? Quem não se rende a ele é destruído? E as crianças que são mortas nestas catástrofes? Que mal cometeram para merecer isto? Não temos liberdade de escolher a nossa religião?

Para todas estas perguntas eu tenho uma resposta apenas, que é o título da postagem: Deus é soberano! Ele não é mal, não é injusto, não é ditador ou autoritário, mas ele é soberano. Isso significa que o seu poder é inatingível e inigualável, que sua palavra dura para sempre. Se só o Senhor é Deus, e sua palavra diz que não há outro, como pessoas se curvariam diante de outros deuses e obteriam vitórias, milagres, proteção? Como pessoas que dedicam suas vidas a feitiços e idolatria obteriam as mesma dádivas que vem do único Deus, o Deus de Isaque, Abraão e Jacó? Se assim fosse, Deus não seria verdadeiro. Se sua glória fosse dividida com outros homens e o outros deuses ele não seria o único, Deus, soberano!

E quanto às crianças, eu creio que Deus, em sua infinita misericórdia, as recebe imediatamente nas mansões celestiais, e que felizes, elas não compartilham mais da miséria e da corrupção deste mundo!

Esta é a questão amados! As pessoas viram as costas para o Pai, decidem o rumo de suas próprias vidas, negam a necessidade de se curvar e de se entregar diante de Deus, e com isso estão dizendo: Deus, não quero tua ajuda! Não quero teus propósitos na minha vida! Sou dono do meu próprio nariz, e Eu decido o que eu quero e o que é bom para mim! Não quero sacrifício, não quero orar, não quero te servir, deixa que eu me viro! E quando acontecem os "acasos" do destino, acham que Deus é cruel? Ué, mas não foram essas as mesmas pessoas que se entregaram, por vontade própria, ao acaso?

Deus é soberano, justo e verdadeiro. Não podem existir duas verdades, assim como só existe um Deus. E você tem sim o poder de decidir o que quer da sua vida: se entregar nos braços do Pai, do único e soberano Deus, ou se entregar à própria sorte, ao acaso. Faça a sua decisão, mas não blasfeme injustamente contra Deus quando as conseqüências vierem.

Que Deus ilumine a cada um de vocês e toque os seus corações! Chega de sofrimento, vamos despertar! A Deus, toda a honra e toda a glória!


*Este trecho sobre o Haiti foi extraído do site: http://www.sepoangol.org/haiti.htm
**Este trecho sobre o milagre ocorrido na igreja foi extraído da revista Época, nº 608, de 11 de janeiro de 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...