terça-feira, 19 de janeiro de 2010

VIAJANTE, QUAL O SEU GUIA?

"Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor, a resposta da boca. Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. O Senhor fez todas as coisas para os seus próprios fins e até ao ímpio, para o dia do mal. Abominação é para o Senhor todo altivo de coração; ainda que ele junte mão à mão, não ficará impune. Pela misericórdia e pela verdade, se purifica iniqüidade; e, pelo temor do Senhor, os homens se desviam do mal. Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele. Melhor é o pouco com justiça do que a abundância de colheita com injustiça. O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos." Provérbios 16:1-9.

 A passagem bíblica acima foi extraída de Provérbios. Para mim este é um livro muito importante, posso até dizer essencial! Em provérbios encontram-se os principais ensinamentos e muitas respostas que certamente direcionam a caminhada do cristão. Por isso, se tiveres dúvidas, inquietações ou se você quer aprender mais sobre as condutas que um cristão deve ter, leia Provérbios.

Confesso que não me recordo de já haver meditado nesta palavra antes. Muitos versículos de Provérbios são  famosos, por já terem sido muitas vezes citados. Mas se o Senhor colocou na minha mente Provérbios 16, glórias a Deus por isso! Vamos aprender juntos, eu e você!

À primeira lida já entendi esta passagem como sendo uma lição a respeito da conduta de um cristão, um ensinamento, um conselho divino. Depois, destacando os trechos mais importantes, compreendi um sentido mais profundo da mensagem: trata-se de uma resposta à situação na qual temos que tomar alguma decisão, ou pensamos em executar um plano importante, e não sabemos se estamos ou não de acordo com a vontade de Deus.

Uma ótima analogia seria uma jornada, por isso decidi intitular a postagem como "Viajante, qual o seu guia?". Todos nós estamos numa jornada, numa viagem, que é a própria vida terrena. Desde que nascemos a viagem se iniciou. Ao longo desta caminhada enfrentamos desafios, às vezes sozinhos, às vezes acompanhados. Passamos por momentos difíceis e, não raramente, por momentos decisivos. Nestes momentos de decisão é comum que haja dúvida, insegurança, e nosso coração pede por um guia. Os aventureiros costumam fazer suas trilhas precavidos com mapas, bússolas, ou são guiados por pessoas que já conhecem aquele trajeto. Até mesmo elementos naturais servem como guias, a exemplo, o cruzeiro do sul, constelação sempre visível à noite, quando o céu não tem nuvens densas.

E você peregrino? Qual o seu guia?

Esta passagem de hoje me toca muito pois, neste exato momento, estou enfrentando períodos de indecisão na minha vida. Glória a Deus por sua presença e por seu cuidado comigo e com você! Estou certa de que ele está falando conosco agora mesmo, Aleluia! Sei que a bíblia não tem resposta para tudo, e muitas pessoas não gostam de ler a bíblia por que acham sua compreensão difícil (eu mesma já pensei assim). Mas eu aprendi que a bíblia realmente é uma porta de comunicação com Deus quando passei a ler com meu coração,   e não com meus olhos.

A passagem de hoje trata disso, de ver com o coração e não com os olhos, de usar este "sexto sentido". Leia novamente o que está em negrito, os versículos dizem: O Senhor pesa os espíritos; Confia no Senhor e seus pensamentos serão estabelecidos; O coração do homem considera seu caminho mas o Senhor dirige seus passos. Isto não é fantástico? Deus fala conosco, acredite! Tem tantas pessoas que ficam esperando que Deus fale, que se revele, esperando que aconteça uma visão, um milagre, uma revelação, algo grandioso! Mas eu te digo que Deus fala conosco o tempo todo!

Deus fala com você quando você se dispõe a ouvi-lo, talvez agora mesmo ele esteja tentando falar contigo, mas você não quer prestar atenção, não quer ouvir, quer que seja do seu jeito! Tem pessoas que tem sonhos, visões, revelações, mas a maneira mais comum de Deus falar com alguém é através do seu coração. Se você ora, se aproxima de Deus, busca intimidade com ele, tenha fé! Ele vai te guiar! Se você entregar o seu coração diante de Deus e disser: Pai, me guia! Toma conta do meu caminho! Acredite que ele o fará! Tudo o que pedires em oração crendo que receberá, você terá! Foi o próprio Senhor que disse isto!

Apresente suas dúvidas a Deus mas não espere algo grandioso. A resposta pode estar bem diante do seu nariz. Feche os olhos, medite, leia a palavra! Ele vai te responder de alguma forma. Eu não acredito em coincidências. Já acreditei, mas Deus mudou isso em mim. Quando me dispus a ouvir a voz de Deus vi que há uma infinidade de meios de encontra-lo! Ele fala contigo através de uma música, através de um amigo, de um familiar, de um desconhecido... ele te ensina através de momentos que você enfrenta na sua vida, através do prazer e da dor. Ele fala com você colocando em seu coração ou em sua mente a sua vontade!

Se disponha a ouvir a Deus e, se você sente em seu coração a presença Dele, saiba que até seus pensamentos, sua intuição serão iluminados. Não tema, não há guia melhor para a sua caminhada do que Jesus Cristo! Afinal, ele está acima de tudo e de todos! Ele é o caminho, a verdade e a vida! Ele te leva a Deus, seu destino final! Creia, espere Nele, leia e estude a palavra e ele te guiará!

Um comentário:

  1. Pequena grande mulher de Deus;vejo a cada dia sua vida sendo usada como instrumento vivo do Senhor,vai nesta tua força que estamos contigo!Peço que ores pelo irmão da Luise(Eric)que está na uti devido um acidente.bjs Tia Bixa

    ResponderExcluir

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...