quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

"No sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do Senhor pelo ministério do profeta Ageu, dizendo: Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao resto do povo, dizendo: Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada em vossos olhos, comparada com aquela? Ora, pois, esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos, segundo a palavra que concertei convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habitava no meio de vós; não temais. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos". Ageu 2:1-9.

Irmãos, sejam bem-vindos! Vocês têm notado que as postagens estão todas, de alguma maneira, relacionadas ao tema "promessa"? E isso não foi proposital para mim. Eu simplesmente oro, abro a bíblia aleatoriamente, e medito! Mas eu sinto que essas passagens não são escolhidas aleatoriamente pelo Pai. Sinto que pode haver um propósito de Deus nisto! Louvado seja o Senhor! não é mesmo? Fico maravilhada com o mover do Espírito Santo e espero, do fundo do meu coração, que ele esteja me usando através desse blog, e que essas reflexões não alimentem só a mim, mas a todos que tem acesso a este espaço, amém!

Esta passagem é mais uma promessa que Deus fez ao povo, e trata-se de uma mensagem extremamente consoladora! Irmãos, Deus é Pai, no sentido mais nobre, zeloso e carinhoso da palavra "pai"! Ele não só guarda nossos caminhos, abençoa-nos materialmente, nos livra de doenças, acidentes e derrama bençãos sobre nós. Ele também é um Deus de promessa (leia a postagem anterior "Deus de aliança, Deus de promessas"), e ele é tão misericordioso que, diante de sua magnitude e de nossa pequenez, para mim, fazer a promessa se cumprir já estava de bom tamanho! (afinal, quem somos nós para merecê-las, não é?). Mas não! ele vai mais além! Ele nos consola, ele nos sustenta, ele confirma suas promessas e nos dá força para prosseguir até que elas se cumpram, como um amigo! e ele diz: Não desista! Tenha fé! Eu sou Deus! Ele conhece nossa limitações e sabe que precisamos de uma "forcinha" pra seguir em frente, e acredite, ele te dará o suporte quando você precisar!

Foi o que aconteceu, e está sendo narrado nestes versículos. Nesta passagem, o povo de Israel passou por um longo período de exílio, e ao voltar, tudo estava destruído. Enfrentando esse difícil momento, que representa também uma perda de identidade para aquelas pessoas, eles começam a se re-estruturar. Porém, se preocupam excessivamente em reconstruir suas casa, com tudo de melhor, e esquecem-se de reconstruir um templo para Deus. Enquanto as casas estavam cada dia mais belas, o templo era levantado a passos de tartaruga. Mas não interpretem errado, não era preguiça o que as pessoas tinham, mas falta de esperança, falta de fé. Ao ver a grandeza do templo de Salomão eles sentiam que aquela obra não poderia prosperar diante da precariedade de sua situação. É quando Deus, com seu amor e infinita misericórdia, traz uma palavra de alento para aquelas pessoas e diz: Não temais! Eu sou o dono do ouro e da prata! Trabalhem!  Posso fazer céus e terra tremer, e digo: Este templo será ainda maior que o primeiro, e neste lugar haverá paz!

Talvez você já tenha vivido essa experiência: Estava passando por um momento de vitórias, de paz, de alegria, sua carreira ía bem, sua família melhor ainda e sua saúde, nem se fala! E de repente, num golpe do destino, tudo desmoronou! Daí você se perguntou: Porque Deus? O que eu fiz para merecer isto? E as promessas que tu tens para mim?

Irmão, se a promessa não se cumpriu e você está vivendo uma tempestade, peça a ajuda do Pai e persevere! Talvez isto esteja acontecendo para que no dia da benção, no dia em que a promessa vai se cumprir, você glorifique a Deus à maneira que ele merece: com toda a sua alma e com todo o seu coração! Talvez isso esteja acontecendo para que você veja que a glória da segunda casa será maior que a da primeira! Não se entristeça por glórias passadas, não fique remoendo pensamentos, não turbe o seu coração!

Se arrepender pode fazer parte do processo, mas a culpa certamente não vai te ajudar. Ficar ansioso também não resolve. Questionar a Deus? As vezes isso faz parte, mas, de fato, não é algo necessário. Porque as promessas de Deus são cumpridas! Independentemente de qualquer coisa, Deus não volta atrás, e ele não desiste de seus planos! Por isso, aguente meu irmão, a tempestade que você enfrenta vai passar, e você ainda dará glórias a Deus e será testemunha de que a glória da segunda casa será maior que a da primeira!

3 comentários:

  1. tremendo este texto! as vezes passam os por lutas e adversidades e nao paramos para ouvir a voz de Deus.é sempre interessante saber que após um cativeiro vem sempre um nao temas para nos trazer esperança.
    parabens!

    Bispo Adevany Leal Santos Pib em Rio Real

    ResponderExcluir
  2. glória a Deus por essa palavra

    ResponderExcluir

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...