quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A MARCA DA PROMESSA

"Todas as tribos de Israel se reuniram com Davi, em Hebron, e disseram-lhe: "Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. Já no passado recente, quando Saul era nosso rei, eras tu quem conduzia Israel, e o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe". Assim vieram todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi concluiu com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. (...) Os filisteus ouviram que Davi havia sido ungido rei sobre Israel e subiram todos para prendê-lo. Ao saber disso, Davi desceu ao refúgio. Os filisteus chegaram e desdobraram-se pelo vale dos Refaítas. Davi consultou o Senhor: "Devo marchar contra os filisteus? Hás de entregá-los em minhas mãos?" Disse o Senhor a Davi: "Marcha contra eles, pois entregarei os filisteus em tuas mãos". Davi foi então a Baal-Farasim e aí os venceu. E disse: "O Senhor abriu, diante de mim, uma brecha nos meus inimigos, como fazem as águas no dique". Os filisteus deixaram ali os seus ídolos, os quais Davi e seus homens levaram. (...) Davi fez como o Senhor lhe tinha mandado e venceu os filisteus desde  Gabaon até a entrada de Gazer". 2Samuel 5:1-3; 17-21; 25.

Antes de mais nada gostaria de expressar minha alegria em participar deste projeto. As vezes olho para trás e fico pensando, quanto conhecimento eu desperdicei! Quantas oportunidades de aprender, de ser tocada, ensinada e de crescer como pessoa foram perdidas porque eu "não tinha tempo" para ler a bíblia! Essa palavra é tremenda irmãos e irmãs! Ela, de fato, não volta vazia! Ela alimenta, edifica, consola, alavanca! A palavra de Deus é, realmente, a mais preciosa que existe e existirá!

Estes versículos falam da coroação de Davi. A história deste "pequeno" homem, que se tornou o maior dentre os reis de sua época, é bastante inspiradora. Sua trajetória é marcada por situações que evidenciam qualidades valiosas para um rei, tais como: coragem, determinação, autoestima, confiança e nobreza, mas acima de tudo, uma trajetória de fé e obediência.

Primeiramente, falando da fé, todos conhecem a história de Davi e Golias. Ele era o menor no meio de uma guerra. O exército israelita era bem treinado e preparado, mas as táticas de guerra se mostraram ineficazes quando Golias lançou o desafio. Tendo em vista que os filisteus possuíam, ao seu lado, um guerreiro com cerca de 3 metros de altura (Golias), eles consideravam que a vitória já estava declarada. No entanto, Davi tinha a marca da promessa. E por ter ciência disto, não houve dúvida em seu coração. 

Ele acreditou, sua fé foi superior a de todos que ali estavam. A sua confiança na promessa de Deus era tamanha que, sem pestanejar, ele foi a frente e desafiou o gigante. Em meio a risadas e zombarias (imaginem que sequer era possível a Davi vestir a armadura devido a seu pequeno porte), o gigante tombou, vencido por uma pedrinha em uma funda nas mãos de Davi. Desde então, a fé de Davi era inabalável. Em diversos momentos, ao longo da história de Davi, ele precisou exercer a sua fé, e em nenhum momento ele foi desapontado. O que Deus fala, Ele cumpre! 

Falemos agora da obediência, que é o foco da passagem de hoje. Davi, após ser empossado Rei de Israel, seguiu entregando tudo nas mãos de Deus. Ele sabia que foi o próprio Deus que o colocou naquela posição. Sendo assim, sabia também que, para ser bem sucedido, era preciso obedecer. Imagino que, talvez, esse tenha sido o maior desafio. É difícil para um homem, que se torna grande entre os homens, venerado, cheio de posses, cheio de poder e vitórias, se curvar, se prostrar, diante de Deus. Quando o poder sobe à cabeça muitas vezes o homem não aceita se sujeitar mais a ninguém, nem ao próprio Deus. 

Era o maior defeito dos reis daquele tempo, mas era a maior qualidade de Davi. Em momentos de guerra, ele consultava a vontade de Deus e obedecia. Não importava a tática, o tamanho do exército, as barreiras a serem enfrentadas. Davi simplesmente ouvia à voz de Deus, e às suas ordens ele atendia. Se era pra prosseguir na guerra, ele prosseguia e saía vitorioso. Se fosse para recuar, ele recuava. 

Acreditem, o homem perde grandes oportunidades na vida porque não se sujeita, ou sequer consulta a vontade de Deus. O homem se acha dono do conhecimento e prefere confiar na força do próprio braço, ou sequer se lança ao desafio, declarando a derrota antes mesmo da batalha. Nas duas situações, o resultado é a derrota. Quantos de nós já pensamos: Eu não posso. Não vou nem tentar! Não tenho quinhão para isso!??? E assim, somos vencidos, antes mesmo de guerrear.

O Senhor é soberano. Deus é poderoso para fazer o impossível acontecer na sua vida. Deus tem promessas para cada um de nós. Se ainda estamos na terra, é porque há um propósito a se cumprir, acredite! E se você tem a marca da promessa, não duvide, não se limite, vá em frente! Deus é fiel para cumprir o que te prometeu. Não há nada mais motivador do que saber que o próprio Deus está a frente das nossa vidas, dos nossos projetos, dos nossos sonhos. Isso é ter a marca de promessa! Pare de falar e viver como "uma pessoa qualquer", isso não é verdade! Você é especial, você foi escolhido para uma missão de Deus. Peça que ele fale contigo e a promessa será revelada. Eu nunca vi uma pessoa pedir com fé e não ser atendida. Busque de coração e comprove o que eu estou falando. 

A passagem bíblica de hoje é algo que veio do Senhor para me edificar, fortalecer a minha fé, e para me ensinar a seguir os caminhos do Pai, nosso Senhor Jesus Cristo. Creio que você também será edificado, em nome de Jesus, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...