segunda-feira, 22 de março de 2010

REI DOS REIS

"Deixa-te estar com os teus encantamentos, e com a multidão das tuas feitiçarias, em que trabalhaste desde a tua mocidade, a ver se podes tirar proveito, ou se porventura te podes fortalecer. Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti. Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão salvar a sua vida do poder das chamas; não haverá brasas, para se aquentar, nem fogo para se assentar junto dele." Isaías 47:12-14.

"Se temerdes ao SENHOR, e o servirdes, e derdes ouvidos à sua voz, e não fordes rebeldes ao mandado do SENHOR, assim vós, como o rei que reina sobre vós, seguireis o SENHOR vosso Deus. Mas se não derdes ouvidos à voz do SENHOR, e antes fordes rebeldes ao mandado do SENHOR a mão do SENHOR será contra vós, como o era contra vossos pais.(...) Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao SENHOR, mas servi ao SENHOR com todo o vosso coração. E não vos desvieis; pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque vaidades são. Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome não desamparará o seu povo; porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo." 1 Samuel 12:14-15; 20-22.

"E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou." Marcos 9:36-37.

Hoje pela manhã, orei para que o Senhor me desse 3 passagens bíblicas, e que me iluminasse para entendê-las e fazer uma ligação entre elas. E aconteceu (mais uma vez!) algo incrível para mim: meditei a respeito das três passagens e consegui realmente ver uma ligação entre elas. É impressionante como Deus amplia a nossa visão e a nossa compreensão quando oramos neste sentido!

A passagem de Isaías 47 trata da queda da Babilônia. Os versículos são escritos como se fossem direcionados a uma mulher, e essa é uma imagem representativa da Babilônia, lugar no qual havia bastante misticismo (as passagens fazem referência à idolatria e mostram que o povo acreditava na astrologia como forma de prever seu futuro). Os versículos anunciam a destruição da Babilônia e são escritos com um certo tom de ironia, pois, de certo, as muitas crenças e ciências de nada serviram quando o juízo de Deus veio sobre este lugar.

Já em 1Samuel 12, encontramos um trecho da mensagem que Samuel declamava ao povo, que se mostrava incrédulo, naquele período, e estava se distanciando da vontade de Deus. Trata-se de uma mensagem de alerta, na qual Samuel orienta o povo a respeito de sua perda e destruição caso não se voltassem ao Senhor e reconhecessem que a vontade de Deus é soberana. Nos versículos que se seguem após os que estão acima   Samuel pede um sinal a Deus, uma prova de que o que ele dizia era verdade, e Deus manda uma grande chuva, justamente no período de colheita, deixando as pessoas atemorizadas e convencidas de seu poder.

Por fim, a passagem de Marcos 9 narra um momento em que Jesus mostra aos discípulos que Ele é O caminho para chegar a Deus, fazendo uma analogia com uma criança que carrega em seus braços.

Três diferentes momentos, três diferentes situações, três diferentes contextos e maneiras de escrever, todos se referindo a um só fato: Deus é soberano e único! 

Não há Deus maior, não há Deus melhor! Tudo o que é feito no sentido oposto a esse fato tende a fracassar pois essa é a verdade que rege o universo. O homem, criação divina, se sente tão grande, poderoso e enaltecido com sua sabedoria que acaba se esquecendo do fato de que, não só a sabedoria, mas sua própria existência vêm de Deus. Assim, teorias, crenças, ciências e deuses são criados, frutos da mente humana, e muitas vezes essas "criações" contrariam a vontade e as leis de Deus.

Mas o mais importante é que, no final, os que confiam, acreditam e crêem no Senhor serão bem-sucedidos. Aqueles que entregam sua vida nas mãos do único Deus verdadeiro, todo-poderoso e soberano não têm motivos para se preocupar. Ainda que enfrentem dificuldades, Deus os sustentará. Ainda que sofram, sejam perseguidos e contrariados, Deus fará a justiça. E seguirão uma vida livre, plena, verdadeiramente abençoada (pois mesmo nas dificuldades serão felizes), com a promessa da vida eterna e abundante nos céus!

Entregue sua vida a Deus e seja bem-vindo ao reino do Rei dos reis! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...