sábado, 31 de janeiro de 2015

Há poder na palavra de Deus

Os teus testemunhos são maravilhosos; por isso lhes obedeço.
A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.
Abro a boca e suspiro, ansiando por teus mandamentos.
Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, como sempre fazes aos que amam o teu nome.
Dirige os meus passos, conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine.
Resgata-me da opressão dos homens, para que eu obedeça aos teus preceitos.
Faze o teu rosto resplandecer sobre o teu servo, e ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:129-135

Olá!

   O livro de Salmos é uma coleção de poemas escritos por diferentes autores (Davi foi autor de aproximadamente metade deles: 73 Salmos). Na Bíblia, encontramos muitas palavras de encorajamento. Algumas foram ditas por Jesus Cristo, em sua passagem pela terra. Outras pelos apóstolos. Há também grandes histórias de vitórias, conquistas e libertação daqueles que buscaram em Deus a força e a determinação para alcança-las (tanto no velho quanto no novo testamento há exemplos).

   Mas certamente, o livro de Salmos é um dos principais para quem busca encorajamento e uma esperança renovada. A beleza desse livro está na riqueza da adoração que pode ser extraída de suas passagens. Vários capítulos destacam o quanto Deus é poderoso, misericordioso e fiel, a sua bondade com aqueles que o servem e a magnitude da sua glória e poder. Através dos Salmos podemos claramente perceber (e até sentir) a alegria e a plenitude no coração dos salmistas quando regozijavam-se na presença de Deus.

   Os versos em destaque acima mostram a grandeza da palavra de Deus, que também é uma forma de adorá-lo.

   O salmista reconhece que:
1) A palavra e os mandamentos de Deus são ensinamento:a explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento”; “dirige os meus passos”; “ensina-me os teus decretos”.
2) Na palavra de Deus há poder para vencer o mal:não permitas que nenhum pecado me domine”; “Resgata-me da opressão dos homens”.

   Quando entendemos que a Bíblia não é só um livro, mas alimento espiritual e um portal direto de comunicação com Deus, passamos a usá-la de forma diferente.

   Buscamos a ela com sede, pois suas palavras têm impacto nas nossas vidas. Passamos a lê-la não com os olhos carnais, mas com um olhar direcionado pelo Espírito Santo. Buscamos em Deus o entendimento dessas palavras, e não em nós mesmos. Por fim, percebemos que como diz Isaias 55:11, ela nunca volta vazia (muitas vezes lemos uma passagem já conhecida, e ainda assim, temos novas interpretações e tiramos novo aprendizado dessa passagem).


   Minha oração é para que Deus me dê a compreensão da sua palavra através do Espírito Santo, e que essas palavras fiquem gravadas no meu coração, para que possam me direcionar todos os dias da minha vida. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...