segunda-feira, 29 de março de 2010

O AMOR E AS BENÇÃOS DE DEUS

"Louvai ao Senhor! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada. Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre. Aos justo nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo. Bem irá ao homem que se compadece e empresta; disporá as suas coisas com juízo. Na verdade, nunca será abalado; o justo ficará em memória eterna. Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor". Salmos 112:1-7.

Como é bom confiar no Senhor! 
Os versículos acima, como muitos outros da bíblia, expressam a alegria de quem tem fé e descansa nos braços do Pai. Viver um relacionamento íntimo com Jesus Cristo, para quem está de fora, parece algo difícil, um sacrifício, uma negação de si mesmo. Mas quem está dentro do relacionamento, vivendo da fé e de testemunhar as maravilhas e o poder do amor desse Pai, sabe que não é assim. 

Quando nos colocamos à disposição, abrindo o coração para o Espírito Santo entrar, Deus derrama um amor incondicional. E o amor é contrário à opressão, ao medo, o amor é liberdade. Junto com esse amor intenso, que dá vontade de pular, gritar e correr, vem o amor ao próprio Deus, e o desejo de ser cada vez mais parecidos com Jesus.

E a consequencia disso, meu amigo, minha amiga, é o que os versículos trazem. Quando seguimos a vontade de Deus em nossas vidas temos paz, segurança, e uma vida plena e abundante, na medida do que, de fato, cada um precisa para viver. 

Deus conhece teus sonhos, conhece teus medos, te deu tua vida, tuas habilidades, e até tuas fraquezas ele conhece. Não cairá um fio de cabelo sem que Deus o consinta. Entregue sua vida a Ele e saiba que DEUS TEM O MELHOR PARA VOCÊ!

Seja feliz! Entregue sua vida nas mãos de Deus!

segunda-feira, 22 de março de 2010

REI DOS REIS

"Deixa-te estar com os teus encantamentos, e com a multidão das tuas feitiçarias, em que trabalhaste desde a tua mocidade, a ver se podes tirar proveito, ou se porventura te podes fortalecer. Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti. Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão salvar a sua vida do poder das chamas; não haverá brasas, para se aquentar, nem fogo para se assentar junto dele." Isaías 47:12-14.

"Se temerdes ao SENHOR, e o servirdes, e derdes ouvidos à sua voz, e não fordes rebeldes ao mandado do SENHOR, assim vós, como o rei que reina sobre vós, seguireis o SENHOR vosso Deus. Mas se não derdes ouvidos à voz do SENHOR, e antes fordes rebeldes ao mandado do SENHOR a mão do SENHOR será contra vós, como o era contra vossos pais.(...) Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao SENHOR, mas servi ao SENHOR com todo o vosso coração. E não vos desvieis; pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque vaidades são. Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome não desamparará o seu povo; porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo." 1 Samuel 12:14-15; 20-22.

"E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou." Marcos 9:36-37.

Hoje pela manhã, orei para que o Senhor me desse 3 passagens bíblicas, e que me iluminasse para entendê-las e fazer uma ligação entre elas. E aconteceu (mais uma vez!) algo incrível para mim: meditei a respeito das três passagens e consegui realmente ver uma ligação entre elas. É impressionante como Deus amplia a nossa visão e a nossa compreensão quando oramos neste sentido!

A passagem de Isaías 47 trata da queda da Babilônia. Os versículos são escritos como se fossem direcionados a uma mulher, e essa é uma imagem representativa da Babilônia, lugar no qual havia bastante misticismo (as passagens fazem referência à idolatria e mostram que o povo acreditava na astrologia como forma de prever seu futuro). Os versículos anunciam a destruição da Babilônia e são escritos com um certo tom de ironia, pois, de certo, as muitas crenças e ciências de nada serviram quando o juízo de Deus veio sobre este lugar.

Já em 1Samuel 12, encontramos um trecho da mensagem que Samuel declamava ao povo, que se mostrava incrédulo, naquele período, e estava se distanciando da vontade de Deus. Trata-se de uma mensagem de alerta, na qual Samuel orienta o povo a respeito de sua perda e destruição caso não se voltassem ao Senhor e reconhecessem que a vontade de Deus é soberana. Nos versículos que se seguem após os que estão acima   Samuel pede um sinal a Deus, uma prova de que o que ele dizia era verdade, e Deus manda uma grande chuva, justamente no período de colheita, deixando as pessoas atemorizadas e convencidas de seu poder.

Por fim, a passagem de Marcos 9 narra um momento em que Jesus mostra aos discípulos que Ele é O caminho para chegar a Deus, fazendo uma analogia com uma criança que carrega em seus braços.

Três diferentes momentos, três diferentes situações, três diferentes contextos e maneiras de escrever, todos se referindo a um só fato: Deus é soberano e único! 

Não há Deus maior, não há Deus melhor! Tudo o que é feito no sentido oposto a esse fato tende a fracassar pois essa é a verdade que rege o universo. O homem, criação divina, se sente tão grande, poderoso e enaltecido com sua sabedoria que acaba se esquecendo do fato de que, não só a sabedoria, mas sua própria existência vêm de Deus. Assim, teorias, crenças, ciências e deuses são criados, frutos da mente humana, e muitas vezes essas "criações" contrariam a vontade e as leis de Deus.

Mas o mais importante é que, no final, os que confiam, acreditam e crêem no Senhor serão bem-sucedidos. Aqueles que entregam sua vida nas mãos do único Deus verdadeiro, todo-poderoso e soberano não têm motivos para se preocupar. Ainda que enfrentem dificuldades, Deus os sustentará. Ainda que sofram, sejam perseguidos e contrariados, Deus fará a justiça. E seguirão uma vida livre, plena, verdadeiramente abençoada (pois mesmo nas dificuldades serão felizes), com a promessa da vida eterna e abundante nos céus!

Entregue sua vida a Deus e seja bem-vindo ao reino do Rei dos reis! 

quarta-feira, 10 de março de 2010

SEGURO DE VIDA

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono." Salmos 127:1-2.

Não sei quanto a você, mas a mim, me impressiona cada dia mais a palavra de Deus! Como tão poucas palavras poderiam guardar tanta sabedoria? Não se engane, isso não é "coisa de homem". Só o Deus soberano para fazer isto, e com certeza foi Dele que veio a inspiração e a sabedoria do salmista! 

Esses dois versículos são muito valiosos! Eles trazem uma importante lição para nós. Já ouvi alguém falar da Bíblia como sendo um "Manual de sobrevivência". Outros se referem à palavra de Deus como sendo "A fórmula do sucesso". E não é exagero! Existiu e ainda existe um grande propósito neste livro. Não é a toa que até hoje a Bíblia persista como o livro mais vendido, e seja tão aplicável à nossa realidade, mesmo tendo sido escrita há tanto tempo. E aqueles que compreendem o propósito de se utilizar este guia experimentam coisas esplêndidas em suas vidas!

Hoje a vida está cada vez mais difícil! Puxa, quanto trabalho é preciso para viver bem, não é mesmo? O mercado de trabalho está cruel, a competitividade é demais! E a cada dia que passa, parece que quanto mais se conquista mais se precisa! Não bastasse isso, o mundo está cheio de violência e crueldade, e depois de tanto trabalho e horas de suor, você ainda corre o risco de ser assaltado e perder o que conquistou. Que dureza né?

Como resultado disso, o homem tem se esforçado cada vez mais para adquirir bens, e quando os adquire precisa se esforçar mais para manter estes bens, e mais ainda para protegê-los! O produto final dessa equação são contas, contas e mais contas... E junto com as contas vem preocupação, preocupação e mais preocupação... E tudo isso reduz o tempo e a qualidade de vida, trazendo a necessidade de se trabalhar mais, para ganhar mais e se viver melhor, ou seja, começa tudo de novo! A vida moderna se enquadra dentro de um ciclo vicioso e cruel.

Quando nos vemos dentro dessa armadilha, vem a pergunta: o que fazer? O Salmo 127 tem a resposta! O homem se vê num beco sem saída porque coloca suas prioridades em coisas finitas e passíveis de erro. Digamos que você ganhe um super prêmio e fique milionário. Naturalmente, vai adquirir tudo o que sempre sonhou (uma mansão, carros, aparelhos eletrônicos, etc.). Você precisará pagar pela manutenção desses bens, e aderir a um seguro de vida, para que tudo fique bem "protegido". Pois o Salmo 127 prova que, ainda assim, tudo pode naufragar, e sabe por quê? Porque não existe plano infalível meu amigo! 

Aqui na terra tudo se vai, tudo passa, e tudo é falível! Ainda que se trabalhe até as últimas gotas de suor, ainda que você se resguarde com os melhores seguros de vida (plano de saúde, seguro de carros, de imóveis,  seguro desemprego, plano previdênciário, etc.), nada se compara a estar nos braços do Pai. 

O mais irônico é que muitas pessoas fazem um elenco de prioridades na sua vida. Traçam planos, projetos gigantescos e "infalíveis", empregam seu tempo e seu esforço ao máximo na tentativa de ganhar dinheiro, mas deixam a vida espiritual lá no final da lista. Aí, de repente, acontece um problema, perde-se tudo, e então, só resta buscar a Deus! Esse esquema está fadado ao fracasso. É uma inversão da fórmula do sucesso, meu amigo! Se buscamos a Deus em primeiro lugar, tudo o que necessitamos nos é acrescentado, não o oposto!

Qual é o seu seguro de vida? Será que custa caro? Será que vai te guardar em toda e qualquer situação? O que ele requer de você em troca? 

Deus é Pai! Ele não só é o todo-poderoso, onisciente e onipresente, mas o mais importante, ele te ama! Ele cuida carinhosamente dos seus filhos. Aqueles que confiam no Senhor não precisam se resguardar com seguros de vida, pois ainda que durmam em uma casa sem portas, nada será roubado quando Deus vigia e protege! Imagine a paz e a tranquilidade de ter uma vida sem preocupações! Confiar em Deus, ter fé, é justamente isso: entregar a vida nas mãos do Pai, buscá-lo antes de qualquer coisa, e deixar ele cuidar de tudo! 

Ainda que os planos de Papai pareçam um pouco confusos para você, confie nele. Ele é o melhor analista, pois está vendo tudo do alto, de um lugar privilegiado (nada lhe é oculto), e Ele te ama, então só vai querer o melhor para você!

Entregar a vida nas mãos de Deus é aderir ao melhor "seguro de vida" que já existiu e que existirá, para sempre!

sexta-feira, 5 de março de 2010

TEMPOS DIFÍCEIS

“E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” Mateus 24:3-13.

Estima-se que o evangelho segundo Mateus tenha sido escrito por volta de 50 a 80 anos após o nascimento de Jesus Cristo, sendo um dos livros mais antigos da bíblia. Assombroso não? Como um livro, escrito a tantos anos atrás (quase 2 milênios) poderia descrever com tamanha fidelidade o caos que vivemos no mundo, nos dias atuais?!?! Essa é mais uma prova de que a Bíblia sagrada é, de fato, a palavra de Deus!

Pois bem, naquele tempo os discípulos se preocupavam com os sinais do final dos tempos, e Jesus já profetiza o “princípio das dores”. Certamente, em muitos lugares, nesse exato momento, há pessoas que estão sentindo na pele o “princípio das dores”, ainda que não conheçam a Palavra.

 O noticiário anuncia um estado de caos nas nações. Terremotos e tsunamis acontecem em diversos lugares, em proporções há muitos anos não registradas. Enchentes e inundações estão deixando um rastro de destruição e perda em diversos países. Escândalos de corrupção e mentira, nos diversos setores da sociedade (igrejas, governos e empresas), vêm à tona. Atos de violência e barbárie são anunciados, sem falar nas doenças, que agora se disseminam em escala mundial, as famosas “pandemias”, como a gripe H1N1. Todos estes eventos são seguidos por mortes  e muitas perdas.

Tudo isso é assustador, eu sei bem! Mas, quando decidi criar uma postagem sobre estes fatos, meu intuito não era o de causar pânico, ou transmitir uma mensagem sensacionalista. Na verdade, tudo o que está acontecendo deve servir de alerta. Não para nos desesperarmos nem para perdermos a fé, afinal, estes acontecimentos já eram previstos e anunciados há mais de mil anos na Bíblia! Creio que os versículos acima tem, como mensagem principal, um alerta do Senhor: Acautelai-vos!

Tempos de crise são chegados, e Jesus nos orienta a não nos desesperarmos, mas, a estarmos em estado de alerta constante: vigiando para não cairmos nas armadilhas e nas mentiras do inimigo, vigiando para não nos afastarmos do Pai, que é nosso refúgio e salvação, vigiando para não deixar esfriar a nossa fé, e principalmente, vigiando para que a palavra de Deus seja pregada, consolando, alertando e preparando a todos para os dias difíceis.

Talvez, nos dias de hoje, seja realmente difícil confiar em alguém. Talvez, as catástrofes e a loucura que vemos acontecendo no mundo gerem um sentimento de medo, insegurança e aflição. Mas existe alguém em quem podemos colocar a nossa confiança, a nossa fé e até esses sentimentos que demonstram fraqueza. E esse alguém é o Senhor Jesus Cristo, nosso Rei! Confie nele, entregue sua vida a ele, e o mais ele fará!

O Senhor é a nossa rocha, a nossa fortaleza e nosso porto seguro. Nele você pode confiar!

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...